[:pb]
Realizado na sexta-feira, dia 13 de setembro, no escritório Pinheiro Neto em São Paulo. O evento reuniu investidores sociais privados e organizações da sociedade civil para discutir dois temas que estão integrados em todos os projetos e cursos desenvolvidos pela AFESU: A importância da educação e do investimento em mulheres.
O 1° painel, mediado por Carlos Henrique (Diretor Executivo do Instituto Reciclar), teve como tema “O impacto da Educação” e contou com a participação de Rafael Noda (Diretor de Relações institucionais da ISA CTEEP), Juliana Andrigueto (Diretora de RH, Sustentabilidade e Comunicação da LafargeHolcim Brazil) e Paulo Mathias (Secretário de Desenvolvimento Social de SP).
Cada um dos participantes compartilhou seus conhecimentos acerca do tema, enriquecendo o painel com suas trajetórias pessoais. Para Noda, que finalizou o primeiro debate com a emocionante história de sua carreira, “A educação é o maior instrumento que se tem para transformar pessoas e fazer justiça”.
Logo após, o 2° Painel, mediado por Carla Duprat (Diretora do Instituto InterCement), promoveu um debate acerca do tema “Por que é estratégico investir em mulheres?”, e contou com a participação de Marcelo Marcondes (Head de RH da Espaçolaser), Karina Blanck (Diretora do Instituto Carlyle Brasil) e Camila Achutti (CEO da MasterTech).
Karina falou sobre os desafios das mulheres em conciliarem maternidade com mercado de trabalho – e o quanto isso interfere na relação corporativa. Camila Achutti, que além de CEO é fundadora da MasterTech, discorreu sobre a baixa participação das mulheres no ramo da tecnologia e como enfrentar esse problema. Já Marcelo, trouxe o exemplo de sua empresa, que conta com 96% do quadro de funcionários composto por mulheres — e os benefícios de um modelo de contratação igualitário.
Para a AFESU, o evento foi a consolidação de um sonho, como conta Elis Araújo, Gerente de Desenvolvimento Institucional da instituição: “Já era um sonho antigo que se concretizou no último dia 13. Tudo isso, graças a parceiros que também acreditam no papel transformador da educação e da importância de se discutir e trabalhar para a geração de iguais oportunidades para as mulheres. Temos muito a conquistar ainda e eventos como este nos enchem de esperança, uma vez que potencializam o trabalho em conjunto para promover as mudanças que queremos ver na sociedade”, conclui.
A AFESU nasceu não só com o intuito de oferecer educação gratuita e de qualidade para mulheres, mas, também, de inseri-las no mercado de trabalho, tornando-as líderes transformadoras de suas realidades!
Mais do que reunir lideranças para discutir sobre os dois temas que nortearam a 1ª edição do Fórum, o evento em si lança o convite: “Vamos, juntos, construir uma sociedade mais justa através da educação?”