Notícias

Notícias

Semana de Profissões aproxima alunas à profissionais do mercado

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, programação organizada pela AFESU Veleiros contou com empresas e palestrantes de diversas áreas de atuação

1

“Qual faculdade escolher, que profissão seguir e quanto tempo até chegar lá, afinal?


Essas e outras questões costumam ser comuns por parte dos estudantes do Ensino Médio que, nesse período, encaram a fase para decidir o rumo de suas futuras carreiras profissionais.

Foi pensando em responder essas e outras dúvidas que a AFESU Veleiros realizou a 1ª edição da Semana das Profissões! Durante os dias 25, 26 e 27 de setembro, as alunas dos projetos de Gestão e Tecnologia Aplicada e Gastronomia e Eventos puderam participar de palestras e rodas de conversa com experientes profissionais do mercado de trabalho.

O objetivo da feira é não só aproximá-los das meninas para compartilharem seus conhecimentos, mas também para que apresentem as dores e delícias do dia a dia de suas profissões.

Para dar início a edição, a nutricionista Valéria Matos, professora na grade de Gastronomia e Eventos da unidade, pôde dar dicas e falar sobre a rotina dos profissionais de Nutrição.
Thalicia Matos, estudante de Direito, explicou às jovens que nem tudo o que as séries e filmes retratam sobre o universo jurídico é realmente o que acontece na vida real.

Durante o 2º dia de feira, as profissionais do Bureau Veritas Beatriz Novato (formada em Relações Públicas), Mariane Prado (formada em Publicidade e Propaganda) e Elizete Rizzo (formada em Economia e atuante em RH) participaram de uma roda de conversa com as alunas, onde narraram suas trajetórias profissionais e os motivos pelos quais escolheram seus respectivos cursos.

Barbara Franco, também formada em Publicidade e Propaganda, palestrou às estudantes no dia 26 sobre o universo do Marketing — com direito a exibição da propaganda eleita como a melhor do mundo.

E para encerrar a Semana, Pérola compartilhou sua história inspiradora no campo da Medicina, área entre as mais sonhadas pelas alunas da unidade. Atualmente, Pérola é especializada em Geriatria, mas contou que não foi fácil o caminho até chegar lá. Ela aponta que um de seus maiores incentivos veio de seus pais que, mesmo a par de todas as dificuldades no caminho, nunca deixaram de acreditar no seu potencial. Após compartilhar em detalhes suas primeiras experiencias como médica, Pérola aconselhou as alunas que a principal característica de um profissional da saúde encontra-se na junção de suas habilidades técnicas com o cuidado que advém da formação humana.

Atividades como a Semana de Profissões permitem que as alunas da AFESU conheçam mais sobre suas áreas de interesse e ainda se inspirem com os discursos de outras mulheres — que tornaram-se referências devido às suas trajetórias de sucesso!