Notícias

Notícias

AFESU lança novos cursos de tecnologia para mulheres

Conteúdos como robótica, desenvolvimento de sites e aplicativos, programação e inglês para informática fazem parte dos módulos, que são gratuitos

1

A AFESU vai lançar em 2018 dois novos cursos de tecnologia: Tecnologia Básica, para adolescentes do 9o ano do Ensino Fundamental, e Gestão e Tecnologia Aplicada, para adolescentes do Ensino Médio. Os módulos serão oferecidos na unidade AFESU Veleiros, que fica na Vila Missionária, zona sul de São Paulo, com os objetivos de atender à demanda da comunidade do entorno por aulas na área de informática, constatada em pesquisa realizada pela AFESU em 2017, e inserir mulheres nesse mercado de trabalho, uma vez que as empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados na área.

De acordo com o estudo “The Network Skills in Latin America”, encomendado pela Cisco à IDC, até 2019 a escassez de profissionais qualificados nesse setor, na América Latina, será de 449 mil profissionais. O Brasil é o país da região que possui a maior lacuna, com, apenas em 2015, um déficit de 195 mil profissionais capacitados e empregados. Com o crescimento desse mercado estimado em 3% ao ano até 2019, a previsão para as vagas abertas e não preenchidas é de 35%. Outro ponto apontado pela pesquisa é a importância da inclusão da mulher nesse segmento. Atualmente, 15,3% das empresas não possui nenhuma mulher em suas equipes de rede.

Com duração de um ano e uma carga horária que varia de 288 a 445 horas, os cursos oferecidos gratuitamente pela AFESU Veleiros abrangem diferentes competências, como lógica, robótica, inglês para informática, programação, empreendedorismo e administração, habilidades apontadas pelas empresas como fundamentais e escassas na área.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pessoalmente, na AFESU Veleiros, na Rua Papa Gregório Magno, 597, bairro Vila Missionária. Mais informações pelo site www.veleiros.org.br ou pelo telefone 11 5612-3977.